8 de abril de 2010

Novo conceito publicitário





Caso deseje visualizar melhor a tirinha, clique nela (abrirá uma nova janela) e em seguida dê mais um clique (ativará o zoom).

“Inspirada na metodologia "4Ps" de marketing, a agência de publicidade Casa da Criação criou os "3 Is" da comunicação: "informação" como ponte entre marca e consumidor; "integração" entre diferentes ferramentas para atingir o público e "inconformismo" para que a equipe nunca deixe de se questionar. "Entender e aplicar esse conceito faz toda a diferença na hora de se comunicar", diz Marcos Calvi, um dos sócios.”
Para aplicar um eficaz processo de comunicação é importante relacionar os tradicionais “4Ps” (Produto, Preço, Praça e Promoção) com o novo conceito dos “3Is” (Informação, Integração e Inconformismo). Porém, não se prenda à regra, que nesse caso tem muitas exceções. O que eu quero dizer, é que os “4Ps” são fundamentais e os “3Is” são necessários, porém, acredite, os seus instintos publicitários valem mais que um alfabeto multiplicado por 3 ou 4.
Inove. Crie. Faça a diferença. Transforme seu conhecimento e toda teoria que aprendeu na faculdade em algo realmente relevante e eficaz.

"Assim como existem os famosos "Ps", que há anos vêm ajudando estudantes e profissionais a decifrarem os mistérios do marketing, a evolução do papel de uma agência de propaganda como co-gestora no processo de gerenciamento das marcas de seus clientes nos levou a criar uma filosofia empresarial, suportada por uma metodologia de trabalho, que batizamos
OS "IS" DA COMUNICAÇÃO
O primeiro deles é o "i" da INFORMAÇÃO. Já há algum tempo, a propaganda deixou de ser uma atividade baseada única e exclusivamente no talento descompromissado de publicitários que, em muitas situações, eram até mesmo confundidos com artistas. O desenvolvimento da tecnologia aliado ao fenômeno da globalização nos conduziu a um cenário de competitividade nunca visto. Vivemos a era do conhecimento, e, neste contexto, a informação passou a ser matéria-prima de nossa atividade.
As campanhas publicitárias realmente eficazes, hoje, são aquelas que são suportadas por informações das mais variadas naturezas. Saber identificá-las, obtê-las e, principalmente, interpretá-las é, além de estratégico, fator crítico de sucesso no processo de construção de marcas de valor. É essa competência que nos permite construir de maneira diferenciada e única "pontes" sólidas e indestrutíveis entre as marcas e seus consumidores ou clientes.
 
O segundo é o "i" da INTEGRAÇÃO. O processo de gestão de marcas exige de uma agência a capacidade de integrar várias ferramentas de comunicação, pois ficou pra trás a época em que o sucesso de uma marca ou de um produto ficava restrito apenas a uma campanha publicitária utilizando a mídia convencional. Por isso, fazemos parte de um grupo multidisciplinar. O poder de decisão no ponto-de-venda, a necessidade de se relacionar com consumidores, clientes, trade e formadores de opinião, proporcionando-lhes experiências positivas com a marca, a importância da mídia espontânea e, ainda mais recentemente, a explosão da internet como um novo ambiente de convivência, relacionamento e negócios transformaram a comunicação numa ferramenta extremamente complexa e estratégica. Saber utilizar e orquestrar, de forma integrada, propaganda, internet, design, promoções e eventos dentro de uma estratégia única e consistente tem se revelado um diferencial junto aos nossos clientes.
Falando neles, há também a integração das equipes, que consideramos fundamental. O trabalho de uma agência é tão melhor quanto maior for a integração de sua equipe com a equipe de seus clientes. O processo de construção e fortalecimento de marcas é um trabalho desenvolvido a "quatro mãos", e, por isso, nosso envolvimento com o atendimento às necessidades de comunicação de nossos clientes tem nos levado a nos posicionar como uma extensão de suas estruturas ou equipes de comunicação e marketing. 
.O terceiro "i" é o do INCONFORMISMO. Somos inquietos e questionadores, caracterísiticas que fazem parte de nosso DNA. Não podemos nos conformar com receitas consagradas, fórmulas eternas, verdades absolutas nem paradigmas. O mundo muda a cada segundo. O mercado acompanha, mas nós nem podemos nos dar a esse luxo, pois, no nosso caso, não basta apenas acompanhar. Temos que estar à frente, antecipando tendências, atentos aos processos de transformação e evolução das pessoas, das sociedades, das comunidades, das tribos, enfim, descobrindo as necessidades de consumo. É essa capacidade que nossos clientes buscam numa agência de propaganda e que garante que suas marcas permaneçam sempre jovens, modernas e vigorosas. 
É esse inconformismo permanente que não nos permite aceitar a primeira boa idéia que aparece. Queremos sempre a melhor.
Saber entender e principalmente aplicar esses 3 "is" vai fazer toda a diferença na comunicação da sua empresa.”

2 comentários:

A Letras Que Queremos! disse...

Mary, parabéns pela iniciativa ! O blog está muito bem escrito, dinâmico e engraçado. Continue assim !

JP disse...

Menina, admiro você desde que te conheci. Parabéns pela retomada ao blog, pela perseverança em querer seguir o que deseja e pela postura. E parabéns pela UFRJ também. Bom saber que terei uma companheira de profissão do seu nível. Se precisar de algo, grite.
Abraço, JP.