Um
dos grandes desafios de um jovem publicitário sem dúvida alguma é criar o seu
próprio portfolio. Não por falta de capacidade, mas sim porque, talvez, não
tenha tanta experiência para isso. Nesse começo de carreira, ainda é muito
difícil criar um senso crítico para discernir o que é realmente bom do que é
legalzinho. Por isso, fiz questão de postar um pequeno manual que frisa os principais
pontos de um bom portfolio e assim, você poderá construir o seu como bem
entender.
Recomendação
de diferentes tipos de sites para a publicação do seu portfolio:
Na
rede, na cama, sentado fazendo ioga, ou sei lá o que for melhor pra você... o
que você tem de fazer nesta tarde é refletir e se fazer a grande pergunta: quem
sou eu?
Você
tem que entender quem é você e o que você quer. O maior segredo do portfolio é
mostrar sua exclusividade como criador, ou planejador, ou outra área qualquer.
É mostrar uma identidade. Isso vai mostrar que você é com certeza único.
2° Passo – Sente no quarto e ascenda a lâmpada
Ascenda
a sua lâmpada...
Nesta
parte você vai passar as suas conclusões para o papel. O que você tem a fazer
durante uma semana é conquista o Rough. Sim, se apaixone pelo papel e
rabisque... rabisque muito.
Essa
é a vez de construir a sua marca. Aquele eu que você descobriu nas análises do
Divã tem que se tornar a sua logo. Você precisa transformar o “eu sou legal, inteligente,
engraçado, sarcástico e etc” em uma logo perfeita. A logo que vai dizer... esta
pertence a...
3° Passo – Eu fiz a logo e aí?
Parabéns!
Você construiu você no papel.
Depois
da logo pronta é a hora de escolher/produzir seus trabalhos.
Num
portfólio você não pode colocar qualquer coisa no papel. Você não vai colocar
aquele primeiro trabalho de criação que o seu professor disse que estava no
caminho certo. Nem vai colocar aquele que fala do barzinho da esquina.
Num
portfólio você tem que ser mais real por que você vai mostrar ele para os
outros publicitários que comem fígado de estagiário no almoço.
Numa
das minhas amostras para estágio um amigo me disse o seguinte... “seus
trabalhos são bons mesmo, mas o que você me mostrou aqui foi a revista de
mentira, a TV de mentira e a viagem de mentira... você tem que mostrar o que se
baseia no real”.
Então, pegue aquela propagada que você
diz “Meu Deus, o que é aquilo!” e transforme em “Meu Deus, aquilo é perfeito”.
4° Passo – Agora é a parte que eu coloco isso
numa pasta?
Não!
Você errou. Não foi dessa vez.
Esquece
aquela pasta de R$199,00 reais da Lê Postiche. O portfólio do novo publicitário
não cabe em pastas e sim em coisas criadas por ele mesmo.
Sim!
Você vai colocar a cabeça pra criar novamente.
Neste
primeiro passo de construção concreta do seu portfólio você vai virar produtor
gráfico e definir tudo dele, ou seja:
Formato:
se ele vai ser redondo, quadrado, com pontas redondas, com faca especial de
coração...
Papel:
definir gramatura do papel de impressão, se é papel alta-alvura, opaline,
couchè matte, tranparência...
Acabamento:
ele vai ficar dentro de uma pasta, numa caixa de sapato, vai ser encadernado,
com fita na ponta...
Uma
coisa que você tem que entender nessa parte é que você é o cliente dessa vez e
que você tem que fazer aquilo que pode pagar.
5° Passo – O meu portfólio tem conceito
Ache
o conceito do seu portfólio. Um portfólio que se preze tem um conceito forte e
que reafirma que você é você.
Faça
o designer das páginas pensando em você, mas nunca desprezando a unidade, a
diagramação e outras coisas mais ensinadas na aula de direção de arte. Cada
página tem uma explicação do trabalho e o titulo do trabalho e o número de
trabalhos que se coloca nele é o mínimo 8, máximo 15. Você tem que fazer com
que o entrevistador veja o bastante de você, mas não o bastante que encha o
saco dele. E os trabalhos tem que ter estilos diferente pra mostrar que você
pode fazer várias coisas.
Um
portfolio geralmente tem uma capa, apresentação, índice, trabalhos,
logo/endereço e contra-capa. Mas isso também depende... Você tem que pensar
como você vai fazer para a apresentação do mesmo.
Se
você estiver apresentando lá na hora você não vai colocar a introdução e as
explicações de trabalhos por que você vai falar isso pro entrevistador, se você
mandar por correio você faz ele completo por que o cara não vai te ligar pra
perguntar o por que você colocou tal cor.
Então,
veja o que vai ser. O ideal é que você faça mais de um tipo de portfólio ou
faça um de adaptação.
6° Passo – Fique gravado no coração do
entrevistador
Eu
já escutei de pessoas que conseguiram o emprego vestindo camisetas divertidas
com frase do tipo “lavo, passo e cozinho... mas com certeza crio melhor” ou
levando picolé pra todos numa agência e no palito tem as inscrições “ta vendo
como é fácil ter idéias depois de um refresco na mente.”
Agora
a pergunta: por que elas foram contratadas?
Por
que elas ficaram gravadas na mente do carinha.
De
acordo com o seu conceito você tem que fazer o mesmo. Você tem que se firmar na
mente de todos pra quem apresenta o seu portfólio e com certeza você será
único.
O
meu por exemplo é o seguinte:
A
minha logo é um trevo de 4 folhas que simboliza a sorte e fertilidade de idéias
e o que eu levo depois de apresentar o meu portfólio é uma caixinha de presente
com um copo orgânico e um trevo de quatro folhas e embaixo vem o meu folder
fólio e um bilhete dizendo o seguinte. “Agora você pode regar uma boa idéia.
Ela não vai acabar com o buraco na camada de ozônio, ma com certeza vai ajudar
você a crescer mais e mais”.
Pois
bem... é isso.
Resumindo
tudo. Um portfólio diz quem é você no papel, em diferentes formas. Ele serve
pra firmar você como criador no mercado e isso é o que você tem que fazer
levando tudo possível para ficar guardado no coração do entrevistador.
Espero
que isso tenha ajudado você a entender a complexidade do portfólio e que ajude
a construir o melhor pra você.”
Um comentário:
Adoorei o post! Muito bom mesmo. Volto mais vezes. =D
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