9 de abril de 2010

O grande portfolio


Um dos grandes desafios de um jovem publicitário sem dúvida alguma é criar o seu próprio portfolio. Não por falta de capacidade, mas sim porque, talvez, não tenha tanta experiência para isso. Nesse começo de carreira, ainda é muito difícil criar um senso crítico para discernir o que é realmente bom do que é legalzinho. Por isso, fiz questão de postar um pequeno manual que frisa os principais pontos de um bom portfolio e assim, você poderá construir o seu como bem entender.

Recomendação de diferentes tipos de sites para a publicação do seu portfolio:


O grande portfolio

1° Passo – Passe uma tarde deitado na rede

Na rede, na cama, sentado fazendo ioga, ou sei lá o que for melhor pra você... o que você tem de fazer nesta tarde é refletir e se fazer a grande pergunta: quem sou eu?
Você tem que entender quem é você e o que você quer. O maior segredo do portfolio é mostrar sua exclusividade como criador, ou planejador, ou outra área qualquer. É mostrar uma identidade. Isso vai mostrar que você é com certeza único.

2° Passo – Sente no quarto e ascenda a lâmpada

Ascenda a sua lâmpada...
Nesta parte você vai passar as suas conclusões para o papel. O que você tem a fazer durante uma semana é conquista o Rough. Sim, se apaixone pelo papel e rabisque... rabisque muito.
Essa é a vez de construir a sua marca. Aquele eu que você descobriu nas análises do Divã tem que se tornar a sua logo. Você precisa transformar o “eu sou legal, inteligente, engraçado, sarcástico e etc” em uma logo perfeita. A logo que vai dizer... esta pertence a...

3° Passo – Eu fiz a logo e aí?

Parabéns! Você construiu você no papel.
Depois da logo pronta é a hora de escolher/produzir seus trabalhos.
Num portfólio você não pode colocar qualquer coisa no papel. Você não vai colocar aquele primeiro trabalho de criação que o seu professor disse que estava no caminho certo. Nem vai colocar aquele que fala do barzinho da esquina.
Num portfólio você tem que ser mais real por que você vai mostrar ele para os outros publicitários que comem fígado de estagiário no almoço.
Numa das minhas amostras para estágio um amigo me disse o seguinte... “seus trabalhos são bons mesmo, mas o que você me mostrou aqui foi a revista de mentira, a TV de mentira e a viagem de mentira... você tem que mostrar o que se baseia no real”.
Então, pegue aquela propagada que você diz “Meu Deus, o que é aquilo!” e transforme em “Meu Deus, aquilo é perfeito”.

4° Passo – Agora é a parte que eu coloco isso numa pasta?

Não! Você errou. Não foi dessa vez.
Esquece aquela pasta de R$199,00 reais da Lê Postiche. O portfólio do novo publicitário não cabe em pastas e sim em coisas criadas por ele mesmo.
Sim! Você vai colocar a cabeça pra criar novamente.
Neste primeiro passo de construção concreta do seu portfólio você vai virar produtor gráfico e definir tudo dele, ou seja:
Formato: se ele vai ser redondo, quadrado, com pontas redondas, com faca especial de coração...
Papel: definir gramatura do papel de impressão, se é papel alta-alvura, opaline, couchè matte, tranparência...
Acabamento: ele vai ficar dentro de uma pasta, numa caixa de sapato, vai ser encadernado, com fita na ponta...

Uma coisa que você tem que entender nessa parte é que você é o cliente dessa vez e que você tem que fazer aquilo que pode pagar.

5° Passo – O meu portfólio tem conceito

Ache o conceito do seu portfólio. Um portfólio que se preze tem um conceito forte e que reafirma que você é você.
Faça o designer das páginas pensando em você, mas nunca desprezando a unidade, a diagramação e outras coisas mais ensinadas na aula de direção de arte. Cada página tem uma explicação do trabalho e o titulo do trabalho e o número de trabalhos que se coloca nele é o mínimo 8, máximo 15. Você tem que fazer com que o entrevistador veja o bastante de você, mas não o bastante que encha o saco dele. E os trabalhos tem que ter estilos diferente pra mostrar que você pode fazer várias coisas.
Um portfolio geralmente tem uma capa, apresentação, índice, trabalhos, logo/endereço e contra-capa. Mas isso também depende... Você tem que pensar como você vai fazer para a apresentação do mesmo.
Se você estiver apresentando lá na hora você não vai colocar a introdução e as explicações de trabalhos por que você vai falar isso pro entrevistador, se você mandar por correio você faz ele completo por que o cara não vai te ligar pra perguntar o por que você colocou tal cor.
Então, veja o que vai ser. O ideal é que você faça mais de um tipo de portfólio ou faça um de adaptação.

6° Passo – Fique gravado no coração do entrevistador

Eu já escutei de pessoas que conseguiram o emprego vestindo camisetas divertidas com frase do tipo “lavo, passo e cozinho... mas com certeza crio melhor” ou levando picolé pra todos numa agência e no palito tem as inscrições “ta vendo como é fácil ter idéias depois de um refresco na mente.”
Agora a pergunta: por que elas foram contratadas?
Por que elas ficaram gravadas na mente do carinha.
De acordo com o seu conceito você tem que fazer o mesmo. Você tem que se firmar na mente de todos pra quem apresenta o seu portfólio e com certeza você será único.
O meu por exemplo é o seguinte:
A minha logo é um trevo de 4 folhas que simboliza a sorte e fertilidade de idéias e o que eu levo depois de apresentar o meu portfólio é uma caixinha de presente com um copo orgânico e um trevo de quatro folhas e embaixo vem o meu folder fólio e um bilhete dizendo o seguinte. “Agora você pode regar uma boa idéia. Ela não vai acabar com o buraco na camada de ozônio, ma com certeza vai ajudar você a crescer mais e mais”.

Pois bem... é isso.
Resumindo tudo. Um portfólio diz quem é você no papel, em diferentes formas. Ele serve pra firmar você como criador no mercado e isso é o que você tem que fazer levando tudo possível para ficar guardado no coração do entrevistador.
Espero que isso tenha ajudado você a entender a complexidade do portfólio e que ajude a construir o melhor pra você.”

Autor: Yuri Alcantara

Um comentário:

João Mello disse...

Adoorei o post! Muito bom mesmo. Volto mais vezes. =D