O
atual enfoque da mídia é a questão da sustentabilidade. É a partir da definição
deste conceito que podemos discutir melhor essa relação Propaganda X
Sustentabilidade.
Segundo a Wikipedia, sustentabilidade é:
"suprir as necessidades da geração presente sem afetar a habilidade das
gerações futuras de suprir as suas. Para um empreendimento humano ser
sustentável, tem de ter em vista 4 requisitos básicos: ecologicamente correto,
economicamente viável, socialmente justo, e culturalmente aceito.”
Assim, podemos nos questionar de como a
propaganda aborda esse tema. Será que hoje, ao traçarem o Planejamento de
Marketing e o Plano de Mídia, medidas sustentáveis são pensadas e sugeridas
para os Clientes? Será que a empresa que se diz sustentável e faz questão de
divulgar isso, adere realmente à causa ou é apenas mais uma estratégia para
melhorar sua imagem e seu share de mercado?
Claro que não podemos abandonar a idéia de
que a Propaganda contribui muito para a formação de opinião. Muitas vezes,
Propaganda é até cultura. E é por isso que faço essas perguntas, a fim de obter
respostas positivas e perceber que a Publicidade também pode agregar muitas
coisas boas para a sociedade.
“Porque afinal de contas, a propaganda
mobiliza uma enorme parte da nossa vida e do nosso tempo. E se ela ocupa tanto
espaço, é evidente que ela também altera atitudes e visões de mundo. Quando a
Propaganda reconhece seu compromisso com o nosso futuro, ela vira cultura. E
quando vira cultura, ela é melhor.”
Para ilustrar tudo que escrevi, postei esse
vídeo da WWF. É antigo, mas é muito bom! “Vale a pena ver de novo!”
Nenhum comentário:
Postar um comentário