14 de abril de 2010

Propaganda e Sustentabilidade



O atual enfoque da mídia é a questão da sustentabilidade. É a partir da definição deste conceito que podemos discutir melhor essa relação Propaganda X Sustentabilidade.
Segundo a Wikipedia, sustentabilidade é: "suprir as necessidades da geração presente sem afetar a habilidade das gerações futuras de suprir as suas. Para um empreendimento humano ser sustentável, tem de ter em vista 4 requisitos básicos: ecologicamente correto, economicamente viável, socialmente justo, e culturalmente aceito.”

Assim, podemos nos questionar de como a propaganda aborda esse tema. Será que hoje, ao traçarem o Planejamento de Marketing e o Plano de Mídia, medidas sustentáveis são pensadas e sugeridas para os Clientes? Será que a empresa que se diz sustentável e faz questão de divulgar isso, adere realmente à causa ou é apenas mais uma estratégia para melhorar sua imagem e seu share de mercado?

Claro que não podemos abandonar a idéia de que a Propaganda contribui muito para a formação de opinião. Muitas vezes, Propaganda é até cultura. E é por isso que faço essas perguntas, a fim de obter respostas positivas e perceber que a Publicidade também pode agregar muitas coisas boas para a sociedade.

“Porque afinal de contas, a propaganda mobiliza uma enorme parte da nossa vida e do nosso tempo. E se ela ocupa tanto espaço, é evidente que ela também altera atitudes e visões de mundo. Quando a Propaganda reconhece seu compromisso com o nosso futuro, ela vira cultura. E quando vira cultura, ela é melhor.”

Para ilustrar tudo que escrevi, postei esse vídeo da WWF. É antigo, mas é muito bom! “Vale a pena ver de novo!”



Nenhum comentário: