"O Foursquare é uma
rede social com um sistema de geolocalização integrado que permite que os
usuários façam o check-in ao chegarem um determinado lugar, encontrem
seus amigos aonde estiverem e escrevam dicas sobre os lugares visitados.
Para deixar a rede ainda
mais interessante, os usuários ganham pontos e badges (“insígnias”) por
diversos motivos. Por exemplo, a badge de Mayor (“prefeito”) vai
para o usuário que fez mais check-in em um determinado lugar.
Através do aplicativo de
celular (iPhone, Android e Blackberry), o check-in nos locais pode
aparecer instantaneamente no Twitter e no Facebook se estiver
integrado ao Foursquare.
Além disso, é no Twitter
e no Facebook que o Foursquare busca a lista de amigos.
O usuário pode se destacar e ganhar vantagens através de sua pontuação e
freqüência em locais definidos.
Publicar essas vantagens nas
outras redes é automático para os usuários do Foursquare. Basta linkar
as redes.
Desconto para os usuários
que fizerem o checkin antes ou em maior quantidade;
Badges (“mimos virtuais”, selos que indicam a
quantidade e diversidade da sua participação no serviço) exclusivos para quem
fizer checkin;
Badges para quem fizer
chekin nas lojas e incluir a Tip dizendo que comprou o produto.
O Twitter vai ser o
disseminador dessas promoções no Foursquare e onde será possível coletar
o feedback da marca.
É possível criar no Twitter
um perfil dedicado para a divulgação de
um determinado produto da Estrela e da promoção no Foursquare." (Hi-mídia: www.hi-midia.com)
O Foursquare, com certeza, tem as suas
vantagens. Em primeiro lugar, imagine que você pode saber sempre por onde seus
amigos andam e vice-versa. Quer uma companhia para almoçar? Faça o check-in e
torça para que algum amigo por perto veja.
E se você tiver o GPS e notificações ativadas
no celular, dicas aparecem na tela do aparelho. Por exemplo: um amigo seu
adorou um restaurante e cadastrou várias dicas sobre o que pedir e,
coincidentemente, você está passando na frente do local. Imediatamente uma mensagem
com a dica aparece. Claro que o efeito inverso, como avisos de locais ruins,
também existe.
Sendo assim, o Foursquare acaba sendo o guia
mais confiável sobre vários locais da cidade, já que são opiniões reais de
pessoas que passaram mesmo por lá. Dificilmente algo assim é encontrado no
Brasil, mas alguns estabelecimentos já oferecem prêmios e descontos especiais
para “prefeitos” e outros usuários do serviço.
Veja alguns exemplos de
cases que utilizam o foursquare como uma ferramenta de marketing:
http://www.mobilepedia.com.br/cases/spoleto-faz-promocao-utilizando-o-foursquare
http://www.mobilepedia.com.br/cases/koni-store-e-bic-realizam-promocao-no-foursquare
Nenhum comentário:
Postar um comentário