15 de novembro de 2010

Foursquare


"O Foursquare é uma rede social com um sistema de geolocalização integrado que permite que os usuários façam o check-in ao chegarem um determinado lugar, encontrem seus amigos aonde estiverem e escrevam dicas sobre os lugares visitados.
Para deixar a rede ainda mais interessante, os usuários ganham pontos e badges (“insígnias”) por diversos motivos. Por exemplo, a badge de Mayor (“prefeito”) vai para o usuário que fez mais check-in em um determinado lugar.

 
Através do aplicativo de celular (iPhone, Android e Blackberry), o check-in nos locais pode aparecer instantaneamente no Twitter e no Facebook se estiver integrado ao Foursquare.
Além disso, é no Twitter e no Facebook que o Foursquare busca a lista de amigos.

O usuário pode se destacar e ganhar vantagens através de sua pontuação e freqüência  em locais definidos.
Publicar essas vantagens nas outras redes é automático para os usuários do Foursquare. Basta linkar as redes.
Desconto para os usuários que fizerem o checkin antes ou em maior quantidade;
Badges  (“mimos virtuais”, selos que indicam a quantidade e diversidade da sua participação no serviço) exclusivos para quem fizer checkin;
Badges para quem fizer chekin nas lojas e incluir a Tip dizendo que comprou o produto.

O Twitter vai ser o disseminador dessas promoções no Foursquare e onde será possível coletar o feedback da marca.
É possível criar no Twitter um perfil dedicado para  a divulgação de um determinado produto da Estrela e da promoção no Foursquare." (Hi-mídia: www.hi-midia.com)

O Foursquare, com certeza, tem as suas vantagens. Em primeiro lugar, imagine que você pode saber sempre por onde seus amigos andam e vice-versa. Quer uma companhia para almoçar? Faça o check-in e torça para que algum amigo por perto veja.

E se você tiver o GPS e notificações ativadas no celular, dicas aparecem na tela do aparelho. Por exemplo: um amigo seu adorou um restaurante e cadastrou várias dicas sobre o que pedir e, coincidentemente, você está passando na frente do local. Imediatamente uma mensagem com a dica aparece. Claro que o efeito inverso, como avisos de locais ruins, também existe.

Sendo assim, o Foursquare acaba sendo o guia mais confiável sobre vários locais da cidade, já que são opiniões reais de pessoas que passaram mesmo por lá. Dificilmente algo assim é encontrado no Brasil, mas alguns estabelecimentos já oferecem prêmios e descontos especiais para “prefeitos” e outros usuários do serviço.
 
Veja alguns exemplos de cases que utilizam o foursquare como uma ferramenta de marketing:

http://www.mobilepedia.com.br/cases/spoleto-faz-promocao-utilizando-o-foursquare

http://www.mobilepedia.com.br/cases/koni-store-e-bic-realizam-promocao-no-foursquare



Nenhum comentário: