Depois de ser elogiada pelo presidente do COI,
criação sofre acusação de plágio por usuários de redes sociais
Por: Erica Ribeiro e Renato
Pezzotti
A
festa de réveillon no Rio de Janeiro teve um sabor especial para quem passou a
virada do ano na praia de Copacabana. Além da celebração por um novo ano que se
inicia, dois milhões de pessoas presenciaram ao vivo a apresentação da marca
dos Jogos Olímpicos Rio 2016. Dia especial também para a empresa carioca Tátil
Design, vencedora da disputa iniciada em março com 139 agências e que se fechou
em oito finalistas: Brainbox Design (PR), Dupla Design (RJ), Future Brand (SP),
Gad Design (SP), Soter Design (RJ), Studio Lúmen (PR), Tátil Design (RJ) e
Vinte Zero Um (RJ).
Em formato tridimensional, que mostra pessoas dando as mãos e fazendo o desenho
do Pão de Açúcar, em uma espécie de abraço, a marca foi escolhida por refletir
os pilares exigidos pelo Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos Rio 2016, que
deveriam transmitir a cultura local, o jeito apaixonante do carioca e do
brasileiro de celebrar, projetar a imagem do Rio e do Brasil e promover a marca
Brasil no mundo, além de, claro, se alinhar aos valores olímpicos, mantendo-se
atual até 2016, quando acontecem os jogos.
O presidente do Comitê Organizador dos Jogos Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman,
destacou que um dos grandes desafios foi manter em sigilo a marca, escolhida em
setembro. Ele elogiou o trabalho de todos que estavam envolvidos neste
processo, assim como fez um elogio direto ao prefeito Eduardo Paes, presente na
festa de lançamento da logomarca, afirmando que a cidade será um grande
exemplo, assim como foi Barcelona em sua época.
Emocionado, Fred Gelli, sócio e diretor de Criação da Tátil Design, agradeceu a
confiança de Nuzman e do comitê organizador. Para ele, este é o projeto dos
sonhos de qualquer designer, algo que será visto por bilhões de pessoas.
"Nosso target é o planeta todo e chegar a essa marca, além de um estímulo,
foi um grande desafio. O outro foi manter a marca em sigilo por tanto tempo.
Mas conseguimos. Eu fui informado de que vencemos no dia 2 de setembro e só
oficializei para todos na empresa uma semana antes dessa festa. A única pessoa
que sabia e também guardou segredo foi a minha avó. Ao saber que ganhei, eu
pedi permissão para contar a ela", disse Gelli, que foi surpreendido por
um elogio muito particular - o de Jacques Rogge, presidente do Comitê
Olímpico Internacional (COI), que chamou a logomarca de "escultura" -
veja abaixo o vídeo explicando a concepção da marca.
"O que mais me impressiona nessa marca é que é um projeto leve, algo
excepcional e que me lembra algumas das melhores esculturas do mundo. Eu gosto
muito de velejar e essa marca tem a ver com água, parece que flutua. E eu gosto
muito", destacou Rogge. Na onda de elogios à marca, o prefeito do Rio,
Eduardo Paes, disse que vai contratar a Tátil para a campanha da prefeitura.
A partir de agora, o trabalho segue e a aplicação e ativação da marca pelos
patrocinadores locais e globais já pode ser usada no Brasil. No mercado
mundial, apenas a partir de 2012, quando acontecem os jogos em Londres. O uso
da marca em produtos licenciados terá inicio nos próximos dois anos, período em
que deverá ser lançado também o mascote dos jogos. Existe até a possibilidade
da marca virar uma jóia, com cerca de 1 cm, afirmou Gelli em seu perfil no Twitter.
Plágio
Apenas um dias após o anúncio, a criação foi alvo de diferentes acusações na internet
- principalmente pelo Twitter. Usuários do microblog enxergaram traços
parecidos com a marca da Telluride Foundation, uma organização
não-governamental nos Estados Unidos. Outros afirmam que ela foi inspirada
no quadro "A Dança", do pintor francês Matisse. Um dos primeiros
a comentar o caso foi o blog do jornalista José Cruz,
hospedado no UOL.
Pessoas se abraçando e dançando é algo universal, vem desde as pinturas
rupestres. De alguma forma, o movimento das pessoas dançando está no
inconsciente coletivo. Isso até vai ser bom para a propagação da marca Rio
2016. Fizemos uma ampla pesquisa, até porque, sabíamos que uma marca semelhante
a uma já existente seria impedida de competir. E essa marca Rio 2016 passou
pelo crivo de instituições de registro do mundo inteiro", afirmou Gelli à
reportagem do Lancenet.
O Comitê Olímpico Brasileiro divulgou uma nota oficia. Nela, afirma que "o
Comitê Organizador Rio 2016 realizou uma extensa busca mundial de marcas que
tivessem elementos presentes na marca dos Jogos Rio 2016 e tanto o Comitê como
o Comitê Olímpico Internacional (COI) avaliaram que as marcas encontradas na
busca não apresentavam conflito com a marca dos Jogos Olímpicos Rio 2016".
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