4 de janeiro de 2011

Tátil Design assina marca da Rio 2016

Depois de ser elogiada pelo presidente do COI, criação sofre acusação de plágio por usuários de redes sociais

Por: Erica Ribeiro e Renato Pezzotti
 


A festa de réveillon no Rio de Janeiro teve um sabor especial para quem passou a virada do ano na praia de Copacabana. Além da celebração por um novo ano que se inicia, dois milhões de pessoas presenciaram ao vivo a apresentação da marca dos Jogos Olímpicos Rio 2016. Dia especial também para a empresa carioca Tátil Design, vencedora da disputa iniciada em março com 139 agências e que se fechou em oito finalistas: Brainbox Design (PR), Dupla Design (RJ), Future Brand (SP), Gad Design (SP), Soter Design (RJ), Studio Lúmen (PR), Tátil Design (RJ) e Vinte Zero Um (RJ).

Em formato tridimensional, que mostra pessoas dando as mãos e fazendo o desenho do Pão de Açúcar, em uma espécie de abraço, a marca foi escolhida por refletir os pilares exigidos pelo Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos Rio 2016, que deveriam transmitir a cultura local, o jeito apaixonante do carioca e do brasileiro de celebrar, projetar a imagem do Rio e do Brasil e promover a marca Brasil no mundo, além de, claro, se alinhar aos valores olímpicos, mantendo-se atual até 2016, quando acontecem os jogos.



O presidente do Comitê Organizador dos Jogos Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman, destacou que um dos grandes desafios foi manter em sigilo a marca, escolhida em setembro. Ele elogiou o trabalho de todos que estavam envolvidos neste processo, assim como fez um elogio direto ao prefeito Eduardo Paes, presente na festa de lançamento da logomarca, afirmando que a cidade será um grande exemplo, assim como foi Barcelona em sua época.

Emocionado, Fred Gelli, sócio e diretor de Criação da Tátil Design, agradeceu a confiança de Nuzman e do comitê organizador. Para ele, este é o projeto dos sonhos de qualquer designer, algo que será visto por bilhões de pessoas. "Nosso target é o planeta todo e chegar a essa marca, além de um estímulo, foi um grande desafio. O outro foi manter a marca em sigilo por tanto tempo. Mas conseguimos. Eu fui informado de que vencemos no dia 2 de setembro e só oficializei para todos na empresa uma semana antes dessa festa. A única pessoa que sabia e também guardou segredo foi a minha avó. Ao saber que ganhei, eu pedi permissão para contar a ela", disse Gelli, que foi surpreendido por um elogio muito particular - o de Jacques Rogge, presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), que chamou a logomarca de "escultura" - veja abaixo o vídeo explicando a concepção da marca.

"O que mais me impressiona nessa marca é que é um projeto leve, algo excepcional e que me lembra algumas das melhores esculturas do mundo. Eu gosto muito de velejar e essa marca tem a ver com água, parece que flutua. E eu gosto muito", destacou Rogge. Na onda de elogios à marca, o prefeito do Rio, Eduardo Paes, disse que vai contratar a Tátil para a campanha da prefeitura.

A partir de agora, o trabalho segue e a aplicação e ativação da marca pelos patrocinadores locais e globais já pode ser usada no Brasil. No mercado mundial, apenas a partir de 2012, quando acontecem os jogos em Londres. O uso da marca em produtos licenciados terá inicio nos próximos dois anos, período em que deverá ser lançado também o mascote dos jogos. Existe até a possibilidade da marca virar uma jóia, com cerca de 1 cm, afirmou Gelli em seu perfil no Twitter.

Plágio
Apenas um dias após o anúncio, a criação foi alvo de diferentes acusações na internet - principalmente pelo Twitter. Usuários do microblog enxergaram traços parecidos com a marca da Telluride Foundation, uma organização não-governamental nos Estados Unidos. Outros afirmam que ela foi inspirada no quadro "A Dança", do pintor francês Matisse. Um dos primeiros a comentar o caso foi o blog do jornalista José Cruz, hospedado no UOL.

Pessoas se abraçando e dançando é algo universal, vem desde as pinturas rupestres. De alguma forma, o movimento das pessoas dançando está no inconsciente coletivo. Isso até vai ser bom para a propagação da marca Rio 2016. Fizemos uma ampla pesquisa, até porque, sabíamos que uma marca semelhante a uma já existente seria impedida de competir. E essa marca Rio 2016 passou pelo crivo de instituições de registro do mundo inteiro", afirmou Gelli à reportagem do Lancenet.

O Comitê Olímpico Brasileiro divulgou uma nota oficia. Nela, afirma que "o Comitê Organizador Rio 2016 realizou uma extensa busca mundial de marcas que tivessem elementos presentes na marca dos Jogos Rio 2016 e tanto o Comitê como o Comitê Olímpico Internacional (COI) avaliaram que as marcas encontradas na busca não apresentavam conflito com a marca dos Jogos Olímpicos Rio 2016".

(www.mmonline.com.br)






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