17 de julho de 2011


 O dia 13 de Julho é o dia do gênero mais polêmico da música. Rock! Um genêro, que diferentemente de outros, ajudou a mudar o mundo, ajudou muitas pessoas a quererem lutar por algo. E porque não um gênero que mudou toda a história da humanidade.
 
Desde da década de 50 quando foi criado o Rock’n Roll atraiu milhões de fãs, fez e continua fazendo a cabeça de inúmeros jovens e atrai a curiosidade das pessoas. Deve ser por isso que mesmo após o espírito do Rock estar morto ele continua sendo o gênero musical preferido para se fazer publicidade.

O Rock influencia e influenciou muito o mundo da propaganda, desde trilhas sonoras para os comerciais, até ações criadas especialmente para o lançamento de um novo CD.

Fizemos umas coletânea de propagandas, comerciais e ações ligadas a esse gênero musical.

O uso mais simples e antigo do Rock na propaganda é como trilha sonora. Como no comercial de lançamento do For Fusion com trilha sonora de Ac/Dc (foi a primeira vez que liberaram uma música deles para comercial)


Com a chegada do dia mundial do Rock. Muitas empresas, mesmo que não tenham ligação com a música, gostam de prestar homenagem.






Como todo dia é dia de Rock, as agências também criam a publicidade de marcas que sobrevivem graças ao Rock. Como é o caso do Rock in Rio e das rádios Kiss e Maximum (Rússia) e 91Rock.





 Tentando reviver o espírito do Rock temos a fabricante de guitarras Sparrow Guitars, tentando incentivar o uso de guitarras de verdade ao invés de jogos como Guitar Hero.


A também mas pequena fabricante de guitarras K’s Japan, para alavancar o seu nome e de quebra levantar a moral do Rock criaram guitarras feitas especialmente para serem quebradas.


E até o Google presta sua homenagem ao Rock’n Roll.  No dia 09 de junho quem ia no Google se deparava com a logo tradicional transformada em um guitarra eletrônica. Sucesso instantâneo.

Espere que tem mais ações envolvendo o gênero musical da rebeldia.

A Samsung associou sua marca a banda de rock alternativo, Ok Go. Para promover a câmera NX100 a banda iria criar um videoclipe especial, apenas usando essa câmera e as pessoas poderiam ir no site da campanha site da campanha para opinar em como o clipe deveria ser.


A coca-cola criou o projeto  24h Session onde a banda Maroon5 teria 24h para compor uma nova música. Os fãs poderiam acompanhar o processo criativo através de várias câmeras e interagir com os músicos em redes sociais.

A banda de Rock Foo Fighters foi a escolhida pela marca de smartphones BlackBerry para ser o ponto chave de sua ação. Os fãs poderiam ter em sua própria garagem um show da banda, era só ser sorteado na promoção do smarphone.

E por último algumas ações de bandas para divulgarem seus CDs ou músicas.

A banda Pearl Jam vendeu sua música chamada “Just Breathe” pelo preço de um tweet. Era só ir no hotsite da ação, clicar no link e divulgar a banda e pronto, você tinha acesso à música.

A banda Link Park também utilizou do Twitter para divulgar o seu novo CD, mas nesse caso era necessário uma ação conjunta para ter o seu prêmio. Para que a capa do novo CD fosse revelado os fãs tinham que escrever #athousandsuns em seus tweets, o detalhe é que cada vez que a hastag era tweetada um pixel era revelado.

E por fim, a extinta banda Oasis para divulgar as músicas do seu novo CD eles fizeram uma parceria com a secretaria de turismo e marketing de Nova York e colocaram músicos independentes tocando os singles inéditos nas ruas.

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