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O dia 13 de Julho é o dia do gênero mais polêmico da música. Rock! Um genêro, que diferentemente de outros, ajudou a mudar o mundo, ajudou muitas pessoas a quererem lutar por algo. E porque não um gênero que mudou toda a história da humanidade.
"Quando todo mundo zigue, zague." (Bill Bernbach)
17 de julho de 2011
O dia 13 de Julho é o dia do gênero mais polêmico da música. Rock! Um genêro, que diferentemente de outros, ajudou a mudar o mundo, ajudou muitas pessoas a quererem lutar por algo. E porque não um gênero que mudou toda a história da humanidade.
Desde da década de 50 quando foi
criado o Rock’n Roll atraiu milhões de fãs, fez e continua fazendo a cabeça de
inúmeros jovens e atrai a curiosidade das pessoas. Deve ser por isso que mesmo
após o espírito do Rock estar morto ele continua sendo o gênero musical
preferido para se fazer publicidade.
O Rock influencia e influenciou muito
o mundo da propaganda, desde trilhas sonoras para os comerciais, até ações
criadas especialmente para o lançamento de um novo CD.
Fizemos umas coletânea de
propagandas, comerciais e ações ligadas a esse gênero musical.
O uso mais simples e antigo do Rock
na propaganda é como trilha sonora. Como no comercial de lançamento do For
Fusion com trilha sonora de Ac/Dc (foi a primeira vez que liberaram uma música
deles para comercial)
Com a chegada do dia mundial do Rock.
Muitas empresas, mesmo que não tenham ligação com a música, gostam de prestar
homenagem.
Como todo dia é dia de Rock, as
agências também criam a publicidade de marcas que sobrevivem graças ao Rock.
Como é o caso do Rock in Rio e das rádios Kiss e Maximum (Rússia) e 91Rock.
Tentando reviver o espírito do Rock temos a fabricante
de guitarras Sparrow Guitars, tentando
incentivar o uso de guitarras de verdade ao invés de jogos como Guitar Hero.
A também mas pequena fabricante de
guitarras K’s Japan, para alavancar o seu nome e de quebra levantar a moral do
Rock criaram guitarras feitas especialmente para serem quebradas.
E até o Google presta sua homenagem
ao Rock’n Roll. No dia 09 de junho quem
ia no Google se deparava com a logo tradicional transformada em um guitarra
eletrônica. Sucesso instantâneo.
Espere que tem mais ações envolvendo
o gênero musical da rebeldia.
A Samsung associou sua marca a banda
de rock alternativo, Ok Go. Para promover a câmera NX100 a banda
iria criar um videoclipe especial, apenas usando essa câmera e as pessoas
poderiam ir no site da campanha site da campanha para opinar em como o clipe
deveria ser.
A coca-cola criou o projeto 24h Session onde a banda Maroon5
teria 24h para compor uma nova música. Os fãs poderiam acompanhar o processo
criativo através de várias câmeras e interagir com os músicos em redes sociais.
A banda de Rock Foo Fighters foi a
escolhida pela marca de smartphones BlackBerry para ser o ponto chave de sua
ação. Os fãs poderiam ter em sua própria garagem um show da banda, era só ser
sorteado na promoção do smarphone.
E por último algumas ações de bandas
para divulgarem seus CDs ou músicas.
A banda Pearl Jam vendeu sua música
chamada “Just Breathe” pelo preço de um tweet. Era só ir no hotsite da ação,
clicar no link e divulgar a banda e pronto, você tinha acesso à música.
A banda Link Park também utilizou do
Twitter para divulgar o seu novo CD, mas nesse caso era necessário uma ação
conjunta para ter o seu prêmio. Para que a capa do novo CD fosse revelado os
fãs tinham que escrever #athousandsuns
em seus tweets, o detalhe é que cada vez que a hastag era tweetada um pixel era
revelado.
E por fim, a extinta banda Oasis para
divulgar as músicas do seu novo CD eles fizeram uma parceria com a secretaria de turismo e
marketing de Nova York e colocaram músicos independentes tocando os
singles inéditos nas ruas.
Envolvimento Publicitário
Ache o que procura
Vale uma espiadinha!
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Colaboradores
- Felipe Rodrigues
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