6 de junho de 2010

Marketing de Guerrilha


O marketing de guerrilha é uma das técnicas de propaganda que cada vez mais ganha destaque. Ele tem como conceito base a idéia diferenciadora e o baixo custo, partindo do princípio que apenas capturando as pessoas é possível estabelecer na mente delas essa diferenciação. Investindo tempo, energia e imaginação é possível conseguir um poder mercadológico tão grande quanto aquele conquistado pelas grandes empresas através de mega investimentos, seja na produção ou na comunicação de um produto. Marketing de Guerrilha nada mais são que estratégias pouco convencionais, nada tradicionais, de baixo custo, extremamente flexíveis e de alto impacto. 

O marketing de guerrilha tem como um dos conceitos básicos o foco e a concentração dos esforços em determinado nicho de mercado, reduzindo o tamanho do campo de batalha e atuação, para assim adquirir uma superioridade de força frente aos grandes concorrentes. Atualmente, com a saturação da mídia tradicional, a fragmentação da audiência e das mídias e a dispersão dos targets, grandes empresas vêm investindo no marketing de guerrilha. Faz-se necessária cada vez mais uma comunicação mais ousada e criativa, que não dependa tão somente de grandes investimentos de mídia e piadas prontas.
Nessa maximização de ferramentas e possibilidades que visam solucionar os problemas de comunicação, atualmente o marketing de guerrilha molda-se a uma situação onde as empresas estão dando cada vez mais importância aos seus orçamentos, ao mesmo tempo em que a competição no mercado se acirra. Com custos bem mais atraentes, o marketing de guerrilha surge com um arsenal criativo e ousado de ferramentas mais envolventes e interessantes que a mídia tradicional. Além disso, essas ferramentas proporcionam um corpo-a-corpo inexistente nas propagandas de televisão ou anúncios em revistas, tendo como objetivo aparecer na mídia de forma espontânea e gratuita, maximizando a transmissão da mensagem, absorvendo a confiabilidade que esses meios transmitem ao público. Desta forma, o marketing de guerrilha possibilita resultados mais marcantes e uma maior identificação do consumidor com a marca. 

Por isso, apesar do marketing de guerrilha ter sido criado na década de 80 para as pequenas empresas sobreviverem num mercado cada vez mais competitivo e saturado, as grandes empresas também devem fazer o marketing de guerrilha para destacar-se e transmitir atitude.
Hoje, as ferramentas do Marketing de Guerrilha são comumente chamadas de armas, cada uma com um objetivo específico de atingir e provocar a reação do consumidor, sempre de forma ousada e criativa. O poder do uso integrado delas é altamente impactante. Elas são uma fuga aos meios tradicionais de publicidade, tendo a função de gerar boca-a-boca entre os targets e mídia espontânea. Através de ações de baixo custo, bem planejadas e bem executadas, a essência da guerrilha é a conversa, a interação entre as pessoas e os consumidores. A imprensa, por outro lado, não deve ser vista como jornalismo, afinal ela pode ser um grande alavancador de negócios, falando para muitos e com endosso necessário para potencializar as ações. 



Propaganda da firma de seguros Nationwide Insurance, criada pela TM Advertising, de Texas/EUA. 


Sacola da loja de lingerie alemã Blush.
 


A agência Lowe & Partners, de Kuala Lumpur - Malásia, criou esta propaganda para a marca de shampoo anti-caspa Clear: pequenos adesivos imitando caspa colados a uma painel.Os adesivos são cupons de desconto para a compra do shampoo.




Propaganda da marca de relógios IWC colocada em ônibus de aeroporto. Criada pela agência alemã Jung Von Matt.


Propaganda do catálogo alemão Otto "criada" pela agência Kolle Rebbe.


A marca de aparelhos de barbear Wilkinson Quattro Titanium colou adesivos transparentes em ovos. Propaganda criada pela JWT de Bruxelas.




Propaganda da série sobre tubarões BUILT FOR THE KILL (Equipados para Matar) do canal National Geographic.


Propaganda das pilhas Duracell feita pela agência Ogilvy & Mather - Malaysia.


A agência Everest Brand Solutions de Mumbai - Índia criou essa propaganda para a Cancer Patients Aid Association, que foi colocada no teto de áreas para fumantes.

2 comentários:

Arthur disse...

Que aula esclarecedora! Dentro do tema, fica uma dica: procure depois sobre uma campanha da Coca, envolvendo coolers e pontos de ônibus. Tomara que vocês, futuros publicitários, façam campanhas tão boas.

Beijos do seu coleguinha da EC1.
Arthur

Bia D'Oliveira disse...

Nem estou inclinada pra área de publicidade, mas AMEI as imagens-exemplos. Muito foda! E o blog é muito legal! Muito bom, Mary!
Ia gostar mais se vc gostasse da área de P.E. e esclarecesse coisas assim tbm ;P haushaushau