skip to main |
skip to sidebar
O marketing de
guerrilha tem como um dos conceitos básicos o foco e a concentração dos
esforços em determinado nicho de mercado, reduzindo o tamanho do campo de
batalha e atuação, para assim adquirir uma superioridade de força frente aos
grandes concorrentes. Atualmente, com a saturação da mídia tradicional, a
fragmentação da audiência e das mídias e a dispersão dos targets, grandes
empresas vêm investindo no marketing de guerrilha. Faz-se necessária cada vez
mais uma comunicação mais ousada e criativa, que não dependa tão somente de
grandes investimentos de mídia e piadas prontas.
A marca de aparelhos de barbear Wilkinson Quattro Titanium colou adesivos transparentes
em ovos. Propaganda criada pela JWT de Bruxelas.
"Quando todo mundo zigue, zague." (Bill Bernbach)
6 de junho de 2010
Marketing de Guerrilha
O marketing de guerrilha é uma das técnicas
de propaganda que cada vez mais ganha destaque. Ele tem como conceito base a idéia diferenciadora e o
baixo custo, partindo do princípio que apenas capturando as pessoas é possível
estabelecer na mente delas essa diferenciação. Investindo tempo, energia e
imaginação é possível conseguir um poder mercadológico tão grande quanto aquele
conquistado pelas grandes empresas através de mega investimentos, seja na
produção ou na comunicação de um produto. Marketing de Guerrilha nada mais são
que estratégias pouco convencionais, nada tradicionais, de baixo custo,
extremamente flexíveis e de alto impacto.
Nessa
maximização de ferramentas e possibilidades que visam solucionar os problemas
de comunicação, atualmente o
marketing de guerrilha molda-se a uma situação onde as
empresas estão dando cada vez mais importância aos seus orçamentos, ao mesmo
tempo em que a competição no mercado se acirra. Com custos bem mais atraentes, o marketing de guerrilha
surge com um arsenal criativo e ousado de ferramentas mais envolventes e
interessantes que a mídia tradicional. Além disso, essas ferramentas
proporcionam um corpo-a-corpo inexistente nas propagandas de televisão ou
anúncios em revistas, tendo como objetivo aparecer na mídia de forma espontânea
e gratuita, maximizando a transmissão da mensagem, absorvendo a confiabilidade que
esses meios transmitem ao público. Desta forma, o marketing de guerrilha
possibilita resultados mais marcantes e uma maior identificação do consumidor
com a marca.
Por isso, apesar do marketing de guerrilha
ter sido criado na década de 80 para as pequenas empresas sobreviverem num
mercado cada vez mais competitivo e saturado, as grandes empresas também devem
fazer o marketing
de guerrilha para destacar-se e transmitir atitude.
Hoje, as
ferramentas do Marketing de Guerrilha são comumente chamadas de armas, cada uma
com um objetivo específico de atingir e provocar a reação do consumidor, sempre
de forma ousada e criativa. O poder do uso integrado delas é altamente
impactante. Elas são uma fuga aos meios tradicionais de publicidade, tendo a
função de gerar boca-a-boca entre os targets e mídia espontânea. Através de
ações de baixo custo, bem planejadas e bem executadas, a essência da guerrilha
é a conversa, a interação entre as pessoas e os consumidores. A imprensa, por
outro lado, não deve ser vista como jornalismo, afinal ela pode ser um grande
alavancador de negócios, falando para muitos e com endosso necessário para
potencializar as ações.
Propaganda da firma de seguros Nationwide
Insurance, criada pela TM Advertising, de Texas/EUA.
Sacola da loja de lingerie alemã Blush.
A agência
Lowe & Partners, de Kuala
Lumpur - Malásia, criou esta propaganda para a marca de shampoo anti-caspa Clear: pequenos adesivos imitando
caspa colados a uma painel.Os adesivos são cupons de desconto para a compra do
shampoo.
Propaganda da marca de relógios IWC colocada em ônibus de aeroporto. Criada pela agência
alemã Jung Von Matt.
Propaganda do catálogo alemão Otto "criada" pela agência Kolle Rebbe.
Propaganda da série sobre tubarões BUILT FOR THE KILL (Equipados para Matar) do canal National Geographic.
Propaganda das pilhas Duracell feita
pela agência Ogilvy & Mather -
Malaysia.
A agência Everest Brand Solutions de Mumbai - Índia criou essa
propaganda para a Cancer Patients Aid Association,
que foi colocada no teto de áreas para fumantes.
Envolvimento Publicitário
Ache o que procura
Vale uma espiadinha!
-
-
Meu novo blogHá 11 anos
-
Interatividade entre dois mundosHá 13 anos
-
LEILÃO DE UM REAL P/ WWF BRASILHá 13 anos
-
-
Colaboradores
- Felipe Rodrigues
2 comentários:
Que aula esclarecedora! Dentro do tema, fica uma dica: procure depois sobre uma campanha da Coca, envolvendo coolers e pontos de ônibus. Tomara que vocês, futuros publicitários, façam campanhas tão boas.
Beijos do seu coleguinha da EC1.
Arthur
Nem estou inclinada pra área de publicidade, mas AMEI as imagens-exemplos. Muito foda! E o blog é muito legal! Muito bom, Mary!
Ia gostar mais se vc gostasse da área de P.E. e esclarecesse coisas assim tbm ;P haushaushau
Postar um comentário