O Marketing Mix, pode ser
definido como a combinação de elementos variáveis que compõe as atividades de
Marketing. A expressão Marketing Mix (mistura de Marketing) ou Composto de
Marketing, como é conhecida no Brasil, passou a ser a teoria mais aceita para
efetivar atividades de Marketing. Atualmente, o Marketing Mix é considerado como base fundamental para o
Marketing tático / operacional.
A Teoria é definida em 4
grandes grupos de atividades que representam os ingredientes do composto:
1. Product;
2. Price;
3. Promotion;
4. Place.
Atualmente, o composto de
Marketing é conhecido internacionalmente como “Os 4 P’s do Marketing”. Por esse
motivo, diversos países trataram de traduzir para o seu idioma, os 4
grupos, em palavras que mantivessem a grafia iniciada por “P”.
Dessa forma, no Brasil as atividades passaram a ser: Produto, Preço, Promoção e
Praça (ou Ponto-de-Venda).
Apesar das inúmeras
tentativas de se incluírem mais P’s aos 4 originais, como por exemplo, Profit
(lucro), People (pessoas), Public Relations (Relações Públicas), todas elas se
mostraram infrutíferas, ficando claro que os 4 originais englobariam as demais.
Dessa forma “Promotion” que em português pode induzir ao erro de ser entendido
como Promoção de vendas, é o guarda chuva que engloba Propaganda, Relações
Públicas, Trade, a própria Promoção de vendas e todas as demais atividades
relacionadas.
Assim,
os grandes nomes do Marketing, incluindo-se nessa relação Philip Kotler, a
maior autoridade em Marketing da atualidade, ainda consideram a teoria original
e mantém o composto de Marketing com “apenas” 4 Ps. Ele define o composto de
Marketing como “o conjunto de ferramentas
que a empresa usa para atingir seus objetivos de marketing no mercado alvo”.
Cada variável engloba uma série de atividades. As mais comuns em cada um
dos 4 P’s são:
Nenhum comentário:
Postar um comentário