"A The Clinic of Innovation é uma área do hospital da Universidade de Oslo, na Noruega, que funciona como uma clínica de saúde. Só que, ao invés de tratar de pacientes, cuida de ideias. Isso mesmo... é um centro de inovação que se dedica a transformar ideias em realidade.
As ideias chegam, passam por um diagnóstico, e são tratadas. Algumas voltam pra casa com alguma prescrição para se desenvolverem e um retorno marcado para avaliação. Outras são internadas para tratamentos mais trabalhosos e intervenções mais intensas. Além de apoio técnico, a clinica ajuda a desenvolver modelos de negócio e também a sua comercialização.
Para isso, nem só os profissionais da universidade são incentivados a colaborar, mas também qualquer pessoa de fora.
O que mais me chamou a atenção é que os fundadores da Clínica partiram do insight de que seria muito mais fácil engajar profissionais de saúde com um sistema relacionado á medicina do que simplesmente pegar algum modelo emprestado do mundo corporativo.
Em um hospital como cerca de 20.000 funcionários e 1.000 publicações científicas por ano, muito poucas ideias eram transformadas em produtos, tratamentos ou procedimentos. O problema era simples: os profissionais de saúde enxergavam a inovação como um assunto de negócios, fora do seu alcance. Com a metáfora da clínica, ficou tudo mais fácil.
Também achei fantástico o fato de que a Clínica celebra e divulga os novos projetos, dentro e fora da universidade. Isso é essencial para a construção de uma cultura de inovação. As pessoas se sentem motivadas a colaborar mais pelo reconhecimento do que por incentivo financeiro.
A The Clinic of Innovation tem 4 anos de vida, e não se trata mais de uma aventura ou experiência. Já é realidade. E é um ótimo exemplo pra muitas empresas e agências."
http://www.chmkt.com.br/
Um comentário:
parabéns mary!!! :D:D seu blog tá cada vez mais legal :)
adorei a clínica huahauh
Postar um comentário