10 de julho de 2011


 Isso mesmo as três letras UFC (Ultimate Fight Championship) valem dois bilhões de reais e é considerado o esporte que mais cresce no mundo. Isso pode ser pela sede insaciável das pessoas por sangue e brutalidade, mas principalmente por ações de marketing e propaganda.

A marca mais valiosa dos EUA nem sempre foi esse sucesso todo. No inicio quando realmente não existia regra e o slogan era “There are no rules” (bem direto) o esporte criado pela família Graice era visto como briga de galo humana, sem nenhuma credibilidade e indo em direção a falência.

Dana White, Presidente do UFC
Mas tudo isso mudou graças à visão empreendedora de três pessoas, os irmãos Frank Fertitta III e Lorenzo Fertitta e o promotor de lutas Dana White. Os dois irmãos compraram a marca UFC por dois milhões de dólares. Na ocasião perguntado pelos próprios advogados o porque de estar comprando uma marca falida ele disse “ O que vocês não entendem é que eu estou começando a coisa mais valiosa que eu poderia ter, que são as três letras: UFC. Isso é o que vai fazer essa coisa dar certo. Todo mundo conhece a marca, quer eles gostem ou não, eles reagem a ela.”

Mesmo após mudanças nas regras (começaram a criar regras) e a aceitação do UFC na maioria das ligas desportivas o torneio não estava tendo visibilidade, com números cada vez menos expressivos no pay-per-view.

É ai que o marketing e a propaganda entram. Para atrair mais espectadores os irmãos Fertitta criaram um reality show que acompanhava a trajetória de vários jovens que objetivavam um futuro no UFC. Sucesso de audiência, o programa teve mais duas temporadas alavancando as vendas do canal fechado. 
Diferença de publicidade do UFC 1 e o UFC 133
A partir daí a empresa investiu em publicidade e produtos licenciados como bonecos, jogos de vídeo games, camisas e bonés. Junto com o trabalho do presidente Dana White que escolhe cuidadosamente as lutas que irão ser realizadas em cada noite para um melhor espetáculo faz com que a empresa fature em média US$4 milhões por noite de evento.

E agora o UFC pretende monopolizar de vez o mercado de MMA e lutas em geral. Ele vinha adquirindo pequenas ligas para se fortalecer e agora anunciou a compra do Pride (liga de MMA do Japão). E o que isso significa para outras empresas? Um evento gigantesco para outras marcas anunciarem. A marca Bad Boy já anunciou que com o patrocínio do UFC do RJ pretende aumentar em 70% seu faturamento.

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