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"Quando todo mundo zigue, zague." (Bill Bernbach)
10 de julho de 2011
Isso mesmo as três letras UFC (Ultimate Fight Championship)
valem dois bilhões de reais e é considerado o esporte que mais cresce no mundo.
Isso pode ser pela sede insaciável das pessoas por sangue e brutalidade, mas
principalmente por ações de marketing e propaganda.
A marca mais valiosa dos EUA nem sempre foi esse sucesso
todo. No inicio quando realmente não existia regra e o slogan era “There are no
rules” (bem direto) o esporte criado pela família Graice era visto como briga
de galo humana, sem nenhuma credibilidade e indo em direção a falência.
Dana White, Presidente do UFC |
Mas tudo isso mudou graças à visão empreendedora de três
pessoas, os irmãos Frank Fertitta III e Lorenzo Fertitta e o promotor de lutas Dana
White. Os dois irmãos compraram a marca UFC por dois milhões de dólares. Na
ocasião perguntado pelos próprios advogados o porque de estar comprando uma
marca falida ele disse “ O que vocês não entendem é que eu estou começando a
coisa mais valiosa que eu poderia ter, que são as três letras: UFC. Isso é o
que vai fazer essa coisa dar certo. Todo mundo conhece a marca, quer eles gostem
ou não, eles reagem a ela.”
Mesmo após mudanças nas regras (começaram a criar regras) e a
aceitação do UFC na maioria das ligas desportivas o torneio não estava tendo
visibilidade, com números cada vez menos expressivos no pay-per-view.
É ai que o marketing e a propaganda entram. Para atrair mais
espectadores os irmãos Fertitta criaram um reality show que acompanhava a
trajetória de vários jovens que objetivavam um futuro no UFC. Sucesso de
audiência, o programa teve mais duas temporadas alavancando as vendas do canal
fechado.
Diferença de publicidade do UFC 1 e o UFC 133 |
A partir daí a empresa investiu em publicidade e produtos
licenciados como bonecos, jogos de vídeo games, camisas e bonés. Junto com o
trabalho do presidente Dana White que escolhe cuidadosamente as lutas que irão
ser realizadas em cada noite para um melhor espetáculo faz com que a empresa
fature em média US$4 milhões por noite de evento.
E agora o UFC pretende monopolizar de vez o mercado de MMA e
lutas em geral. Ele vinha adquirindo pequenas ligas para se fortalecer e agora
anunciou a compra do Pride (liga de MMA do Japão). E o que isso significa para
outras empresas? Um evento gigantesco para outras marcas anunciarem. A marca
Bad Boy já anunciou que com o patrocínio do UFC do RJ pretende aumentar em 70%
seu faturamento.
Envolvimento Publicitário
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Colaboradores
- Felipe Rodrigues
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