3 de julho de 2011


Todos, ou a maioria das pessoas conhecem a história do Rei Midas. O rei que conseguiu o dom de tudo o que tocasse virasse ouro. O que poucos percebem é que existe uma pessoa que possui esse dom e o nome dele é Harry Potter.

Essa é a história de como uma simples mulher se tornou umas das mais ricas do mundo. Após uma epfania em uma viagem de trem a jovem escritora J. K. Rowling decidiu escrever uma série de livros infanto-juvenis sobre um mundo mágico criado por ela.

Após ser rejeitado por oito editoras finalmente Harry Potter tinha um lar, a editora Bloomsbury decidiu publicar a série –POOF- O feitiço estava feito, a partir de agora tudo o que o bruxo de cabelos pretos lisos e óculos redondos tocasse se transformaria em ouro.

Após Sete livros, mais de 500 milhões de exemplares (em 67 idiomas) vendidos a saga desse fenômeno finalmente teve fim. Ou será que não?

Quando a Warner comprou os direitos autorais do livro talvez não imaginasse a galinha dos ovos de ouro que estava adquirido. 8 filmes, esse foi o número de filmes necessário para bater todos os recordes. Com uma arrecadação que ultrapassou a casa dos 6 bilhões de dólares em bilheteria, ultrapassando a saga 007 que conta com 22 filmes (e até então era a com maior rentabilidade).


E porque parar por ai? A universal Orlando gastou nada menos que 265 milhões de dólares para tornar real o sonho de milhões de fãs ao redor do mundo, a construção do Mundo Mágico de Harry Potter e espera receber 4,5 milhões de turistas por ano. E isso já teve impacto na indústria hoteleira da região que teve a sua maior lotação da década.

A Amazon (um dos maiores sites de venda on-line) divulgou em 2007 que tinha quadruplicado os seus lucros só com a venda dos livros da J. K. Rowling.

Dentre venda de livros, filmes, direitos autorais o universo criado por ela fez dela uma das mulheres mais ricas do mundo com uma fortuna avaliada em US$1 Bilhão, mais até que a Rainha da Inglaterra Elizabeth II. E ela não quer parar por ai, no mês de Junho divulgou o lançamento do site PotterMore fazendo com que a magia nunca acabe.

 Belo começo para uma escritora iniciante não?
 Percebe-se que uma saga fez sucesso quando o seu cartaz não traz nem o nome do filme e mesmo assim todos sabem do que se trata.

Nenhum comentário: